sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Português bem escrivinhado

Tenho capturado uns equívocos por aí, então seguem umas dicas interessantes:


1- Depois do novo acordo ortográfico, por gentileza, não use mais o trema no u, em palavras como consequência, tranquilo, frequente... Mas se a palavra for estrangeira, você deve manter o trema: Müller, Günter...


2- Cedilha é o c com a cobrinha embaixo (ç). O importante é perceber que esse c com cobrinha (ç) só pode vir antes das vogais a, o, u. Então amizade, na frase você conhece um amigo, não tem cedilha.


3- O verbo abençoe tem ç, mas não tem acento. Nenhum acento.


4- De repente, escreve certo! Então, por favor, não existe derrepente, nem com um, nem com dois, nem com três r juntos.


5- A gente só fica junto se for agente de polícia. E chame a polícia se me vir escrevendo agente se ama.


6-  Muito, muito importante: Sempre que for contar algo que você fez, faz ou fará, não diga: Ela trouxe a carta para mim escrever. MIM não conjuga verbo. Sempre diga, para EU escrever, para EU fazer, para EU comer...


7- A crase é quando a gente acentua o a, com o acento inverso: à. Acontece em casos especiais, mas nunca acontece antes de palavra que seja masculina. Então, dediquei o livro a todos (e não, dediquei o livro à todos).


8- Outro errinho comum é escrever (ou falar) seje. Não pode. Diga sempre: que eu seja feliz! Que ele seja feliz!


9- Basicão: Não existe a palavra menas. Tudo sempre será menos: comprei menos roupas esse mês.


10- Última dica: Porque ou por que. Quando ele estiver na pergunta, então escreve separado: Por que você fez isso? Aí, você responde:. Eu fiz isso porque ela me bateu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário